O advogado do pastor iraniano Youssef Nadarkhani, que poderá ser condenado à morte por renegar o islamismo, declarou nesta quinta-feira esperar um veredicto a partir do próximo sábado do tribunal de Rasht, no norte do Irão.
O chefe da justiça da província de Ghilan, onde o pastor está a ser julgado, desmentiu um veredicto de pena capital contra Yousef Nadarkhani por conversão, segundo dados divulgados pela cadeia de televisão iraniana em língua inglesa ‘Press-TV’.
Nadarkhani, de 32 anos, muçulmano convertido ao cristianismo aos 19 anos e que se tornou pastor de uma pequena comunidade evangélica batizada ''Igreja do Irã'' foi detido em Outubro de 2009 e condenado à morte em Setembro de 2010 por renegar a fé pela ''charia'' (lei islâmica) que se encontra em vigor no Irã.
O Supremo Tribunal anulou o veredito no incio de Julho e remeteu o caso para o tribunal de Rasht, localidade de origem do pastor, pedindo ao acusado para se ''arrepender'' .
Pessoas ao redor do mundo estão se movimentando em favor do pastor iraniano Yosef, realizando manifestos e apelo a autoridades políticas.Na Espanha, se reuniram nesta segunda-feira (3 de outubro), em frente a baixada do Iran em protesto contra a condenação do pastor Yousef Nadarkhani.
Juntos, indivíduos de ligação à HazteOir – entidade ligada à Igreja Católica -, jovens Batistas de Madri e outros grupos evangélicos, uniram-se com outras dezenas de espanhóis em uma só voz, gritando para que o pastor iraniano seja liberto, juntamente com mensagens direcionadas a embaixada do Irã com súplicas para que intercedam pela vida de Yousef.
Os diplomatas iranianos recusaram a proposta feita pelos representantes do movimento de fazerem uma reunião, então após ter sido lido, o manifesto e uma faixa que carregava a frase ''Liberdade a Yousef Nadakhani'' foram postos na caixa do correio da Embaixada.
Por favor, gostaria de saber noticias urgentes e atualizadas do Pastor Yousef nadarkhani bem como de sua familía.
ResponderExcluirAgradecida pela atenção.
Na alegria do criador!
Vellane